Se você já vende em marketplaces ou está planejando iniciar nesses canais, você já deve ter visto o termo COMISSÃO.
Os marketplaces são ótimos canais de venda e garantem para o vendedor e comprador segurança para ambos os lados, além do marketing para a divulgação da plataforma.
Atualmente no Brasil o comissionamento nos marketplaces gira em torno de 15% a 20%, mas podem variar de acordo com a categoria comercializada, faturamento e tipo de anúncio.
A comissão é cobrada sob o valor do produto. Então, se você vende uma mochila por R$90,00, será retirado 15% do total.
Sim, alguns canais de venda utilizam esse método e costumam oferecer condições diferenciadas para os sellers que pagam por uma mensalidade.
A Amazon, por exemplo, possui dois tipos de categorias:
Para se obter lucro é necessário ser realizado investimento e no ambiente online não é diferente. Devemos imaginar que quando vendemos em marketplaces nos aproveitamos de benefícios como:
E ainda é possível realizar a conversão de leads para o seu site!
Os marketplaces funcionam de uma maneira diferente de um site, por isso é necessário você se planejar e ver como pode realocar os custos de frete, comissão ou mensalidade.
Além de pensar em estratégias que não visem apenas o lucro por produto vendido, mas pela quantidade.
Procure ferramentas que possam te auxiliar!
Toda essa matemática de contas e estratégias demandam tempo. Procure ferramentas que te auxiliem a realizar mudanças de preço, criação de kits e gestão desses canais de forma dinâmica.
Ferramentas como o Track Cash combinadas a um HUB podem oferecer uma automatização do processo e retorno com dados sólidos, mostrando para você o valor de frete e comissão cobrado por cada canal.