Se você ainda tem dúvidas se vale a pena vender na amazon, leia esse artigo até o final para conhecer mais sobre o marketplace e os benefícios de inserir o seu catálogo de produtos nessa plataforma.
Em 1994, a Amazon iniciava seus trabalhos na internet, porém com outro nome: Cadabra, o e-commerce inicialmente tinha o seu catálogo concentrado em livros.
Foi um ano após o seu lançamento que o site Cadabra deu espaço para a Amazon, que além da mudança de nome expandiu o seu catálogo de produtos, indo de A a Z, como o slogan da própria companhia já anuncia.
E foi no ano de 2000, em que a Amazon abriu as portas e estrutura de vendas online para outros sellers, no sistema de marketplace.
A longa trajetória da Amazon no e-commerce acumula uma bagagem de aprendizados, e oportunidades de crescimento para quem topa entrar nesse marketplace.
Atualmente toda estrutura da plataforma é baseada em tecnologia, com o foco na otimização de processos logísticos.
Para aproveitar todos os benefícios desse canal de venda, o seller deve primeiro cadastrar sua loja no marketplace.
O lojista que deseja inserir o seu negócio na Amazon deve acessar o link e ter em mãos os seguintes dados:
Ainda na etapa cadastral, o lojista deve escolher o seu plano de venda, que irá determinar a liberação de funcionalidades dentro da Amazon.
Veja a diferença entre os dois planos de venda:
Além das funcionalidades no marketplace, os planos de venda também influenciam no custo para a utilização da plataforma.
Assim como outros marketplaces, a Amazon trabalha através de comissionamento que variam de 8% à 20% dependendo da categoria de produtos comercializada, além da taxa combinada na contratação do plano de venda.
Se a escolha inicial para o seu negócio for a do plano individual, serão cobrados R$ 2,00 por item vendido, com um limite de 10 vendas ao mês.
Já o plano profissional possui uma mensalidade de R$ 19,00 por mês e não limita a quantidade de produtos vendidos.
Um dos pontos de destaque é a logística fulfillment desenvolvida pela Amazon, que garante entrega expressa e todo suporte desde recebimento do pedido, embalagem, envio e suporte para trocas e atendimento ao cliente quando necessário..
Lojistas que utilizam a logística do FBA ganham mais visibilidade na plataforma, com o selo Prime.
Para utilizar a logística do FBA é necessário que o lojista já tenha cadastro como vendedor no marketplace, após essa etapa a Amazon irá analisar as informações e conferir se o seu negócio preenche os critérios para participar do programa logístico.
Uma vez aprovado, você deve criar seus anúncios, seja direto na plataforma ou utilizando uma integradora de marketplaces.
Para gerar as notas fiscais das vendas, a Amazon precisa que seja realizada uma configuração, ela inclusive já possui uma solução para a emissão de NFEs, o que simplifica a dinâmica do envio das vendas.
Agora é hora de enviar para os centros logísticos da Amazon
Com todas as configurações e envio de anúncios já ativados na Amazon, o lojista deve preparar seus produtos para disponibilizar no centro logístico.
Nessa etapa é de responsabilidade do seller preparar as encomendas, com etiquetas, tendo cuidado com a embalagem para não haver nenhum tipo de dano nas mercadorias.
Seus anúncios só ficarão ativos no método Prime quando o estoque de produtos chegam até o centro de distribuição.
Além da comissão cobrada pelo marketplace, o lojista que opta pela utilização do programa logístico da Amazon, paga uma taxa baseada no peso e dimensão do produto.
Veja uma lista com todas as tarifas praticadas pelo marketplace. Existem ainda duas tarifas que até o momento (agosto/2021) não são cobradas, e entrarão em vigor a partir de dezembro de 2021:
Lojistas que possuem o plano de venda profissional podem aproveitar o cadastro na Amazon Brasil para expandir suas vendas também para outros países como: México, EUA e Canadá.
Logística para outros países
Com a facilidade de vender para outros países com a estrutura da Amazon, o único ponto de atenção do lojista fica em relação a logística para outros países.
É importante manter o seu cliente bem informado em relação aos prazos de entrega e escolher uma transportadora que realize entregas internacionais.
Durante a leitura foi possível analisar que a Amazon oferece muitas oportunidades dentro da plataforma, como o FBA e entregas internacionais.
Tudo fica melhor com uma ajudinha!
Com tantas formas de disponibilizar o seu produto uma ajuda cairia bem, certo? A Plugg.To é um integrador de marketplaces que já possui integração com a Amazon e um faturador de notas fiscais homologado com o FBA.
Você pode enviar seus anúncios através de um único painel e gerar suas notas fiscais em tempo real.
Saiba mais conversando com um de nossos especialistas!